16 de setembro de 2021

Marca do turismo paranaense, Vila Velha recebeu mais de 57 mil visitantes após reabertura

Desde a sua reabertura, no dia 4 de setembro de 2020, após seis meses de fechamento preventivo para o combate à pandemia da Covid-19, o Parque Vila Velha, nos Campos Gerais, recebeu 57.679 visitantes. É um dos principais atrativos turísticos do Paraná.

Os atrativos do parque foram concedidos à iniciativa privada em fevereiro de 2020 e o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), segue sendo o órgão responsável pela política pública, pela gestão do contrato e pela conservação da biodiversidade.

Nesse período de um ano, em três meses o parque chegou a ter um público maior que nos respectivos períodos anteriores à pandemia, apesar de operar com capacidade de visitação reduzida em 50%.

“Vila Velha é um dos principais cartões postais do nosso Estado e possui uma beleza singular que não pode ficar de fora da agenda do turista”, comenta o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

As novidades implantadas no último ano pela Soul Vila Velha, concessionária do parque, foram bastante procuradas pelos visitantes: mais de 10 mil pessoas desceram na Tirolesa e quase 5 mil percorreram o circuito de Arvorismo.

Os turistas que mais aproveitaram as novidades do parque nos últimos 12 meses foram os de Curitiba (33,65%), seguidos pelos de Ponta Grossa (17,61%) e São Paulo (4,36%).

Desde 2020, foram implantadas atrações que transformaram a experiência de quem visita o local e o parque aposta na visita sensorial para conquistar os turistas. Antes, os ônibus dos traslados internos – também reformulados – precisavam passar por fora do parque para chegar às Furnas e Lagoa Dourada. A ponte interna que fazia essa ligação foi reformulada e, agora, os visitantes não saem mais da estrutura para conhecer todos os atrativos naturais, o que torna a experiência muito mais cômoda e imersiva.

FERIADO – No próximo fim de semana e feriado de 7 de setembro o parque vai abrir normalmente. Ele fica aberto para visitação das 9h às 17h, mas a chegada recomendada para aproveitar todas as atrações e conhecer todo os atrativos é até as 13h. Os visitantes podem garantir o ingresso de forma antecipada e agendar o seu horário para as principais atrações pelo site ou comprar na hora da visitação diretamente na bilheteria do local.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU – O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, outro grande atrativo estadual, atenderá os visitantes no feriadão da Independência do Brasil de sábado (4 de setembro) a segunda-feira (6 de setembro), das 8h às 16h, e na terça-feira (7 de setembro), das 9h às 16h. O parque tem expectativa de receber uma média de 15 mil pessoas durante os quatro dias. Mais informações no site oficial.