15 de setembro de 2021

Pedala Tour Solidário será feito no dia 11 de setembro

O Tour Solidário do programa Pedala Curitiba será feito no sábado, dia 11 de setembro. A atividade estava programada para o último fim de semana de agosto, mas em razão da chuva teve a data transferida. A organização é da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Com dois locais de saída simultâneos (Cabral e Portão) às 8h30, os grupos irão pedalar em percursos diferentes com 25km no total. No meio do caminho, após percorrerem 12,5km, todos os ciclistas se encontram na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, onde haverá um ponto de hidratação. Após o encontro, os grupos retornam aos pontos de saída.

A proposta do Tour Solidário, que conta com o apoio do programa Pedala Paraná desenvolvido pela Paraná Esporte e o Governo do Estado do Paraná, traz a atividade física com a bike aliada ao gesto solidário com uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias atendidas pelo Disque Solidariedade da Fundação de Ação Social (FAS).

Trajetos

Um dos grupos do Tour Pedala Solidário sairá da Avenida Munhoz da Rocha, nº 1049, no Cabral, em frente ao Espaço Maniacs. Simultaneamente, o outro grupo sairá da Rua Agostinho Merlin, nº 586, no Portão, em frente ao mercado Super Telêmaco.

A coordenação do Pedala Curitiba orienta que os participantes cheguem aos locais de saída com 30 minutos de antecedência, para uma melhor orientação e organização. Nos dois locais, os participantes poderão entregar sua doação de alimentos não perecíveis.

Durante todo o trajeto, os ciclistas contarão com veículos de apoio para auxiliar e recolher as bicicletas e os participantes que venham a ter algum problema. Além disso, viaturas da Guarda Municipal e da Setran vão acompanhar os participantes durante todo o trajeto, para orientar o trânsito e dar mais segurança para todos.

Segurança

A participação é livre para pessoas acima de 16 anos, sendo obrigatório o uso de capacete, além de respeitar os protocolos de orientações sanitárias vigentes na cidade em função da pandemia causada pela covid-19. Como o pedal terá uma intensidade moderada e com algumas subidas, a atividade não é recomendada para iniciantes.

Doação de alimentos

Para facilitar o pedal, tendo em vista que muitos participantes não utilizam automóveis e se deslocam aos locais de saída com as próprias bicicletas, durante toda esta semana a coordenação do Tour Solidário vai disponibilizar pontos para a entrega das doações, em todos os centros esportivos da Prefeitura de Curitiba. Confira aqui os endereços.

Além desses pontos, os ciclistas poderão entregar as doações nas saídas do Pedala nas regionais, que acontecem toda noite, em dois locais diferentes da cidade. Confira aqui os locais e horários do Pedala nas regionais.