20 de setembro de 2020

Vale do Pinhão: Empreendedor ganha canais de informação para enfrentar desafios da covid-19

Os empreendedores de Curitiba que precisarem de informações sobre o Plano de Retomada Econômica, acesso a crédito e transformação digital têm dois canais gratuitos do município. O site “Curitiba contra o coronavírus” e a Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp (41 9876-2903) ganharam nesta semana áreas e bate-papo com a inteligência artificial (chatboot) com orientações de como inovar e enfrentar os desafios da crise causada pela covid-19.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, explica que os dois canais foram criados pela Prefeitura em parceria com várias entidades que integram o Vale do Pinhão, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR), a Fomento Paraná, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Caixa Econômica Federal e a Fundação Araucária.  

“O objetivo é dar apoio aos empreendedores, com orientações sobre as linhas de financiamento para investimento, as medidas do pacote de apoio do município aos empreendedores, as capacitações on-line, os atendimentos dos Espaços Empreendedor, os protocolos sanitários e os decretos de combate à pandemia”, destaca Cris.

Transformação digital

Os canais também trazem informações detalhadas sobre as iniciativas do município e de parceiros que dão apoio educacional para a transformação digital dos negócios. No site e no chatboot, há informações e links para programas como Bom Negócio, 1ºEmpregotech e Empreendedora Curitiba, bem como para as capacitações que estão sendo oferecidas pelo Vale do Pinhão desde o início da pandemia.

“Se antes da covid-19, para algumas empresas, a digitalização era uma vantagem, agora ela é essencial”, afirma a presidente da Agência Curitiba.

Compre no bairro

Os empreendedores também podem saber mais nos dois canais sobre a campanha “Compre no bairro”, da Prefeitura, de valorização do pequeno comerciante e apoiar sua recuperação econômica dos impactos sofridos com a pandemia do coronavírus.

“Os comerciantes podem baixar do site da ação do município as peças publicitárias para divulgar a campanha em seus negócios”, explica Cris.

Para ter acesso a informações sobre apoio ao empreendedorismo, através do chat da Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp (41-9876-2903), basta mandar um “ola” para o número e aguardar a inteligente artificial do serviço responder informando as opções de orientações: 1- Coronavírus, 2 – Apoio ao Empreendedor, 3 – EstarR Eletrônico, 4 – Outros Assuntos. Em seguida, digite o “2” para começar a ter acesso ao conteúdo.